Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Areas do Site
Home > Santo António dos Cavaleiros

Santo António dos Cavaleiros

Santo António dos Cavaleiros foi promovida a freguesia civil pela Lei 70/89 publicada em Diário da Republica nº 195 de 25/08/1989.

Há cerca de quarenta anos o território que constitui hoje a freguesia era ocupada por algumas dezenas de famílias que habitavam em alguns Casais e Quintas, sobretudo na zona de Ponte Frielas e Flamenga. Contudo há vestígios, nomeadamente na estação arqueológica do "Casal do Monte" que remontam ao Paleolítico.

A partir do século XVI, a zona que é hoje Santo António dos Cavaleiros começa a ser descober¬ta por várias famílias aristocráticas que aí possuem vastas extensões de terras. As grandes quintas, com as suas casas apalaçadas, faziam sentir o seu peso, pela extensão territorial que abrangiam e pelo domínio sobre a economia rural da região.

O actual museu Municipal do Conventinho, que foi em tempos o convento franciscano do Espírito Santo, é um dos exemplos da importância que a zona teve para os nossos antepassados.

Nos anos 60 aquando do inicio das construções na área da Cidade Nova foi encontrado o brasão de uma família Flamenga que habitou a zona no Sec. XVI, o qual se tomaria o brasão adoptivo da Freguesia. hoje com algumas alterações introduzidas e aprovadas em 28/04/1995 publicadas em D. R. n.º 142 de 22/06/1995.

Pensa-se que o nome de Santo António dos Cavaleiros deriva da devoção a Santo António e homenagem aos Cavaleiros (Flamenga).Actualmente a Freguesia é apontada como um exemplo típico de "Cidade Dormitório", situação que se tem vindo a alterar, com a instalação de empresas de comércio e de serviços.

Para esta Vila convergiram, especialmente no período a seguir ao 25 de Abril de 1974 e em consequência da descolonização. diferentes tipos de população, vindos de diferentes pontos do pais e do Mundo, á procura de habitação a preços mais acessíveis e dispondo de bons acessos viários.

A Freguesia de Santo António dos Cavaleiros é servida pela A8, CREL, CRIL, IC22, IC17 e futuramente pelo Eléctrico Rápido de Superfície e Metro de Superfície, sendo de esperar a construção do Hospital Concelhio de Loures no Planalto da Caldeira para imprimir um maior desenvolvimento a toda a zona.

Os estabelecimentos de Ensino Oficial são: 3 Jardins de Infância, 3 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2 escolas do 2º e 3º Ciclos e uma do ensino Secundário, que são complementados por diversos Jardins de Infância de índole particular.

Para servir a população em geral há 11 Clubes ou Associações onde se praticam diversas modalidades desportivas, se dá apoio aos Jovens ou à Terceira Idade ou simplesmente se convive. Sendo uma das freguesias com mais população do Concelho é ainda carenciada de zonas de esta¬cionamento, um auditório, um Centro de Dia para a terceira idade e até uma Biblioteca .

Voltar ao Topo







Voltar ao Topo

 
  Recuar
Copyright 2007 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.